Metabolismo do Osso

A saúde dos ossos depende dos hormônios e do estilo de vida. Distúrbios hormonais, de cálcio e vitamina D podem prejudicar a massa óssea, causando osteoporose. Doenças como o hiperparatireoidismo, que aumenta um hormônio que controla o cálcio e a vitamina D, também precisam de tratamento.

Osteoporose

A osteoporose é uma condição bastante comum em que há uma importante perda de massa óssea, resultando em ossos enfraquecidos e mais frágeis, aumentando o risco de fraturas graves, como as do fêmur e da coluna. Essas fraturas estão associadas à piora da mortalidade e da qualidade de vida.

Uma das principais causas de mortalidade e de piora da qualidade de vida das pessoas é a queda e a fratura, especialmente à medida que envelhecemos. Na osteoporose, é mais fácil ocorrerem fraturas espontâneas, sem um “acidente” compatível, bem como fraturas graves em quedas simples, que chamamos de “da própria altura”.

Por exemplo, se todos nós cairmos de uma altura muito grande, como de uma escada, temos muitas chances de fraturar algo, mesmo que não sejam ossos tão resistentes. Fraturas de ossos mais distais, como antebraço, mãos e pés, são mais comuns por serem mais delicados, especialmente os dedos. No entanto, fraturas de fêmur ou de coluna exigem uma redução de mobilidade muito grande e apresentam alto risco de complicações, como trombose, infecções e perda grave da massa muscular.

Cálcio e Vitamina D

Sabemos hoje que os ossos são influenciados por diversos fatores, incluindo o cálcio, a vitamina D, o consumo de proteínas, a quantidade de massa muscular do corpo e até pela glândula endócrina paratireoide, que produz o hormônio PTH, regulador da quantidade de cálcio no sangue.

Por isso, devemos estar atentos à nossa alimentação e estilo de vida. Praticar exercícios de fortalecimento, evitar o tabaco (que piora a qualidade óssea), limitar o consumo de bebida alcoólica, controlar doenças crônicas associadas e buscar uma boa noite de sono para manter nossos hormônios equilibrados são medidas essenciais para a saúde óssea.

Além disso, é importante, principalmente para as mulheres na menopausa, realizar o rastreio da osteoporose, já que a redução drástica dos hormônios femininos (especialmente o estrogênio) contribui para a aceleração da perda de massa óssea.

Tratar a osteoporose com medicamentos que auxiliam na prevenção de fraturas e na piora da condição também pode ajudar a mudar o destino dessa doença.

Blog Dra Renata Gonçalves Campos

Dra. Renata Gonçalves Campos

Endocrinologista em São Paulo

CRM 135847-SP

RQE 051322

Contato

Foto Clínica Dra Renata Campos
Telefone | WhatsApp:

(11) 9 9132-2205

Endereço:

Alameda Lorena, 638 - 61-62 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, 01424-002


Mensagem Enviada, aguarde nosso contato!